o mamão é uma fruta oriunda da Carica papaya, uma espécie de fruteira tropical. O mamão se destaca por apresentar elevado valor nutricional, é rico em açúcares, minerais e compostos bioativos como os carotenoides, a vitamina C e os polifenóis.

benefícios

  • Potente ação antioxidante.
  • Auxilia no funcionamento intestinal.
  • Promove a saúde ocular.
  • Previne doenças cardiovasculares.

Licopeno

apesar de não apresentar função pró-vitamínica, o licopeno é considerado o carotenoide que dispõe da maior capacidade sequestrante do oxigênio singleto, capaz de proteger as moléculas de lipídeos, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra os radicais livres.

nutrientes

β-caroteno
β-criptoxantina
Vitamina C
Polifenóis
Fibras insolúveis

enzimas proteolíticas do mamão

O mamão apresenta duas enzimas em sua composição que são consideradas proteolíticas: papaína e fibrina, ambas com capacidade de auxiliar no processo digestivo, principalmente, de alimentos proteicos. É comum o uso de mamão para amaciar a carne, justamente por conta da presença dessas enzimas.

informação nutricional

tabela nutricional dobem expert

como consumir

In natura | Smoothies e vitaminas | Com outras frutas

tipos mais comuns

Mamão Havaí
Carica papaya L

Mamão Papaia
Carica papaya L

Mamão Formosa
Carica papaya L

mamão & nutrição

O mamão oferece grande quantidade de fibras e de papaína, que aumentam a motilidade intestinal, caracterizando, assim, a propriedade laxante da fruta. Portanto, auxilia no controle de dislipidemias e doenças cardiovasculares.

compartilhe esse conteúdo #DoBem com seus pacientes

referências

REIS, R. et al.  Compostos bioativos e atividade antioxidante de variedades melhoradas de mamão. Ciência Rural, Santa Rita, On-line, nov. 2015.
REIS, R. et al.  Compostos bioativos e atividade antioxidante de variedades melhoradas de mamão. Ciência Rural, Santa Rita, On-line, nov. 2015.
COSTA, N.; ROSA, C. Alimentos Funcionais: Componentes bioativos e efeitos fisiológicos. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.
Disponível em: <http://medalimenta.blogspot.com.br/2013/12/as-propriedades-do-mamao-e-da-papaina.html>.
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Tabela de Composição dos Alimentos. Disponível em: <https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada >. Acesso em:  09 ago. 2017.
REIS, R. et al. Compostos bioativos e atividade antioxidante de variedades melhoradas de mamão. Ciência Rural, Santa Rita, On-line, nov. 2015.