Extraído da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde apresenta suas folhas colocadas sob vapor e secas posteriormente, motivo pelo qual contém propriedades diferentes.

benefícios

  • Diminui a absorção de colesterol.
  • Auxilia na redução de gordura corporal.
  • Promove ação antioxidante.
  • Provoca efeito diurético.

Catequinas

As catequinas do chá verde apresentam ação de combater aos radicais livres nas reações do organismo. Por isso, a bebida atua na prevenção ou no tratamento de doenças crônicas como o câncer, as doenças cardiovasculares e as neurodegenerativas, além de auxiliarem no efeito antiaging da pele.

nutrientes

Potássio.
Vitamina C.
Magnésio.
Taninos.

cafeína do chá verde!

A quantidade de cafeína no chá verde é semelhante a do café! Enquanto, o último tem 73 mg de cafeína em 60 ml, o chá verde pode conter até 80 mg do nutriente a cada 150 ml. E ainda, com a vantagem de apresentar propriedades benéficas para à saúde e um efeito calmante, que se equilibra com a cafeína!

como consumir

Chás | Sucos | Infusões | Bebidas compostas por outros chás

tipos mais comuns

Camellia sinensis.

chá verde & nutrição

Os polifenóis presentes no chá verde podem inibir a ação de uma enzima responsável pelo processo de termogênese no organismo que, quando associados à cafeína, aumentam a oxidação das gorduras e a liberação de energia mais rapidamente.

compartilhe esse conteúdo #DoBem com seus pacientes

referências

LAMARAO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 2, p. 257-269, Apr. 2010 .
LAMARAO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 2, p. 257-269, Apr. 2010 .
LAMARAO, Renata da Costa; FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 2, p. 257-269, Apr. 2010
OLIVEIRA, Rafaela Macedo Mendes De. Quantification of catechins and caffeine from green tea (Camellia sinensis) infusions, extract, and ready-to-drink beverages. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas,  v. 32, n. 1, p. 163-166, Mar. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Disponível em: <http://tabnut.dis.epm.br/index.php/alimento/09132/uva-rosa-ou-verdetipo-italia-crua>. Acesso em:  30 jan. 2017.
BELTRAN, A.CA; et al. Os benefícíos do chá verde no metábolísmo dá gordurá corporal. Revista Científica da FHO|UNIARARAS, v. 2, n. 1, p. 41-49, 2014.
BATISTA, Gesiani de Almeida Pierin et al. Estudo prospectivo, duplo cego e cruzado da Camellia sinensis (chá verde) nas dislipidemias. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 93, n. 2, p. 128-134, ago. 2009.