O chá branco é uma forma não fermentada, feito a partir de brotos jovens da Camellia sinensis protegidos da luz solar para evitar a degradação de polifenóis.

benefícios

  • Auxilia na redução sérica de triglicerídeos.
  • Ação antioxidante.
  • Redução do estresse oxidativo na obesidade.
  • Auxílio na diminuição da gordura corporal.

catequinas

Os polifenóis presentes no chá branco, principalmente a epigalocatequina, podem inibir a proliferação celular e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de tumores, exercendo ações antioxidantes, e atribuindo ao fitoterápico o efeito quimiopreventivo.

nutrientes

Potássio
Vitamina C
Magnésio
Flavonoides

raridade de chá!

Produzido principalmente pela China, Japão e Índia, o chá branco, ainda, é raro e caro! Sua colheita é realizada apenas três dias no ano, em um período na qual a planta apresenta sua melhor condição, geralmente, entre os meses de abril e maio. São colhidos apenas os botões fechados, que ainda nem passaram pelo processo de fotossíntese. Após isso, os brotos secam naturalmente, motivo pelo qual o chá branco é menos processado que os chás verde e preto.

como consumir

Chás | Infusões | Sucos

tipos mais comuns

Camellia sinensis.

chá branco & nutrição

O chá branco apresenta propriedades cardioprotetoras, por auxiliar no controle da pressão arterial e na ação vasodilatadora, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sanguíneos. Pode atuar também na diminuição das concentrações de LDL-colesterol, potencializando seu efeito protetor.

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referências

TEIXEIRA, Lílian Gonçalves et al. White tea (Camellia sinensis) extract reduces oxidative stress and triacylglycerols in obese mice. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas ,  v. 32, n. 4, p. 733-741, Dec. 2012.
TEIXEIRA, Lílian Gonçalves et al. White tea (Camellia sinensis) extract reduces oxidative stress and triacylglycerols in obese mice. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas ,  v. 32, n. 4, p. 733-741, Dec. 2012.
CALZUOLA, I; GIANFRANCESCHI, G.L; MARSILI, V. Comparative activity of antioxidants from wheat sprouts, Morinda citrifolia, fermented papaya and white tea. Int J Food Sci Nutr., v. 57, n. 3, p. 168-77, may. 2007.
http://www.jardimdeflores.com.br/sinergia/S16chabranco.htm
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Disponível em: <http://tabnut.dis.epm.br/index.php/alimento/09132/uva-rosa-ou-verdetipo-italia-crua>. Acesso em:  30 jan. 2017.
DEKA, A; VITA, J. Chá e doenças cardiovasculares. Pharmacol Res., v. 64, n. 2, p. 136-145, aug. 2011.