As cerejas são frutos arredondados e pequenos que apresentam polpa macia e adocicada, comumente, servidos nas comemorações de fim de ano por conta de sua época de colheita.

benefícios

  • Potente antioxidante.
  • Contribui para o controle de doenças crônicas.
  • Promove saciedade.
  • Auxilia na redução da inflamação corporal.
  • Age no controle do perfil lipídico.

quercetina

composto bioativo que promove a melhora do perfil lipídico e atua como antioxidante, auxiliando na diminuição do colesterol total e LDL. Além disso, demonstra possível efeito no controle da inflamação sistêmica.

nutrientes

Antocianinas
Hidroxicinamatos
Potássio
Fibras
Vitamina C
Carotenoides

"cereja" do bolo!

A famosa cereja encontrada nos bolos de festa, na verdade, é chuchu cozido com calda de groselha e açúcar refinado, portanto, não é cereja verdadeira. É muito apreciada pelas pessoas, por isso, é preciso informar adequadamente sua procedência.

informação nutricional

tabela nutricional dobem expert

como consumir

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tipos mais comuns

Cereja-doce
Prunus avium

Cereja-ácida
Prunus cerasus

Cereja-japão
Prunus serrulata

cereja & nutrição

As cerejas são consideradas alimentos funcionais, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), devido à sua rica composição de catequinas, que apresentam grande capacidade antioxidante na prevenção de doenças crônicas.

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referências

MCCUNE, L. et al. Crit Rev Food Sci Nutri., v. 51, n. 1, p. 1-12, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21229414>. Acesso em: 29 nov. 2017.
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Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/cereja-em-calda-e-feita-de-chuchu/>. Acesso em: 29 nov. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Disponível em: <http://tabnut.dis.epm.br/alimento/09063/cereja-azeda-vermelha-cru>. Acesso em: 29 nov. 2017.
ANVISA. Alimentos funcionais. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html> Acesso em: 29 nov. 2017.