Os sucos naturais consistem em uma forma prática e saborosa de ingerir vitaminas e minerais, além de hidratar o organismo de forma eficiente e refrescante, sobretudo, nos dias mais quentes.

Combinações diversificadas utilizando frutas, verduras e legumes, ajudam a aumentar o aporte de nutrientes e fibras da dieta que, por sua vez, contribuem para a regulação do intestino e controle do colesterol, além de reforçar o aporte imunológico, com isso, evitando doenças e inflamações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária de açúcares livres se limite a menos de 10% do consumo total de energia, com a finalidade de controlar o peso. Dessa forma, bebidas industrializadas, incluindo os sucos, frequentemente, contêm, em sua composição, teores elevados de açúcares que, em conjunto com uma alimentação desequilibrada, ultrapassam o percentual estabelecido. Os sucos de frutas naturais, por sua vez, contribuem para uma alimentação mais saudável à medida que fornecem nutrientes importantes ao organismo.

Com o intuito de reforçar a densidade nutricional das bebidas à base de sucos naturais, uma dica interessante é investir em receitas enriquecidas com grãos, como chia, linhaça, amaranto ou quinoa, além de farinhas e farelos (de trigo, centeio, aveia ou sorgo, por exemplo). As oleaginosas, por sua vez, prolongam a sensação de saciedade e contribuem com ácidos graxos como o ômega-3 e 6, que fornecem energia e auxiliam no controle lipídico. Confira sugestões de receitas que a do bem™ trouxe a você:

Sugestão de receita 1 – Bolo de goiaba

4 ovos
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de açúcar demerara
3 xícaras (chá) de farinha de amêndoas
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de aveia
150 ml de suco de goiaba do bem™

Modo de preparo: preaqueça o forno a 220°C. Bata todos os ingredientes no liquidificador e transfira a massa para uma forma redonda antiaderente. Asse até dourar.

Esta opção de bolo de goiaba contém alto teor de fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam na regulação intestinal e prolongam a sensação de saciedade. Além disso, o suco de goiaba do bem™ contém vitamina C e antioxidantes como o licopeno, além de dar um toque de sabor especial à receita.

Sugestão de receita 2 – Panqueca de uva

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia
½ copo (100 ml) suco de uva do bem™
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma frigideira antiaderente ou untada com um fio de óleo de coco até dourar.

Essa opção de panqueca de uva traz o sabor integral do suco de uva do bem™ que contém os nutrientes da fruta espremida. Além disso, traz a farinha de aveia, rica em fibras betaglucanas que auxiliam no bom funcionamento intestinal, bem como o mel, importante fortalecedor do sistema imune.

Elaborados apenas com frutas inteiras, os sucos integrais do bem™ não contêm ingredientes artificiais, como açúcares e aditivos, que são prejudiciais à saúde. Com alto teor nutritivo e de antioxidantes – importantes para o combate de radicais livres e a redução de infecções –, possuem vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio do organismo e são práticos para consumir em qualquer momento do dia!

 

REFERÊNCIAS

BELLISLE, F. et al. Consumption of 100% pure fruit juice and dietary quality in French adults: analysis of a nationally representative survey in the context of the WHO recommended limitation of free sugars. Nutrients, v. 10, n. 4, abr. 2018.

HYSON, D.A. A review and critical analysis of the scientific literature related to 100% fruit juice and human health. Adv. Nutr., v. 6, n. 1, p. 37-51, jan. 2015.

WHO. World Health Organisation. Guideline: Sugars Intake for Adults and Children. Geneva, Switzerland:  World Health Organisation, 2015.