A agência de pesquisas Mintel evidenciou, em um relatório sobre Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017, que quatro, em cada cinco brasileiros, estão dispostos a gastar mais em compras com alimentos que possuem maior valor nutricional. Segundo pesquisa da Datamark, em 2018, houve um crescimento da categoria de bebidas saudáveis e mais naturais, sendo que projeções indicam uma elevação de 10% ao ano até 2020, no Brasil. Sucos naturais sem adição de açúcar e conservantes, água de coco e chás são relatados como de maior consumo.

A busca por produtos saudáveis se estende quando falamos em praticidade no dia a dia e escolha de alimentos para situações on the go. Cada vez mais, as pessoas estão inseridas em rotinas conturbadas, corridas e com menos tempo para realizar refeições completas ou mesmo preparar um suco de frutas. Cabe ao mercado se adequar a essa alta demanda, uma vez que é preciso atrelar opções de alimentos saudáveis e nutritivos à facilidade no transporte e no consumo.

O mercado de bebidas e produtos destinados ao consumo em diferentes lugares ou situação, como o mencionado on the go, proporciona maior flexibilidade e multiplicidade de escolha por parte do consumidor, na tentativa de acrescentar esses itens à sua dieta saudável. Segundo a pesquisa da Datamark, dentro da macrotendência de saudabilidade e bem-estar, destacam-se as tendências de produtos naturais puros e integrais (por exemplo, sucos apenas com frutas inteiras), produtos que contenham frutas antioxidantes e benefícios à saúde e, até mesmo, opções com menor teor de calorias, açúcares e aditivos químicos.

As bebidas do bem™ são as opções mais indicadas nesse contexto. Os sucos integrais são feitos apenas com a fruta inteira, sem adição de qualquer ingrediente prejudicial à saúde, como açúcares e aditivos químicos. Fornecem uma alta qualidade nutritiva, como antioxidantes, vitaminas e minerais, responsáveis por promover benefícios ao equilíbrio do organismo, além de facilitar a promoção de energia celular.

São alternativas nutritivas para serem levadas ao trabalho, à escola ou a outros lugares durante a correria diária, por apresentarem formatos individuais de 200 e 330ml. Fazem parte de uma alimentação equilibrada e atendem

REFERÊNCIAS

MINTEL. Tendências do mercado de alimentos e bebidas. 2017. Disponível em: <http://brasil.mintel.com/blog/noticias-mercado-alimentos-bebidas/tendencias-globais-em-alimentos-e-bebidas-2017-o-que-se-passou>. Acesso em: 02 ago. 2018.

DATAMARK. Análise de mercado de alimentos. Disponível em: <http://www.datamark.com.br/analise-de-mercado/>. Acesso em: 02 ago. 2018.

FISBERG, M. et al. Consumo de bebidas por crianças brasileiras com idades entre 4 e 11 anos de idade e seu impacto na ingestão de açúcar de adição: Estudo de amostragem nacional. International Journal of Nutrology, v.9, n.2, p. 169-181, Maio/Ago. 2016.