As bebidas vegetais, grandes substitutas do leite e vaca que vem crescendo no cardápio das pessoas, são livres de lactose e não possuem colesterol e gordura saturada em sua composição, comumente encontrados no leite animal. Contudo, possuem a mesma quantidade de proteínas, minerais e vitaminas, com a vantagem de serem melhores digeridas do que os produtos lácteos. Além disso, são consideradas benéficas para saúde e mais sustentáveis, visto que a origem de seus ingredientes não impacta negativamente no meio ambiente.

As bebidas à base de soja eram consideradas as mais vendidas no segmento de “leites” vegetais. Hoje, deram espaço para produtos à base de castanhas e outros grãos e oleaginosas. A bebida de coco ou leite de coco é uma opção frequentemente utilizada para diferentes momentos de consumo, principalmente em receitas culinárias.

A bebida de coco do bem™ é de baixo valor calórico e, por conta do coco, é rica em ácido láurico, um ácido graxo capaz de auxiliar no desenvolvimento do cérebro, na estimulação do sistema imunológico e na elasticidade dos vasos sanguíneos. Além disso, fornece vitamina E que auxilia no retardo do envelhecimento precoce e potencializa a nutrição da pele, através da ação antioxidante. Dentre os nutrientes encontrados na bebida, destacam-se:

– Potássio.
– Magnésio
– Fibras.
– Aminoácido cistina.
– Fósforo.

– Triglicerídeos de cadeia média (TCM): são ácidos graxos de cadeia média que apresentam rápida absorção no intestino e, por conta de sua fácil conversão em energia, mantém a massa muscular e evita a perda de massa magra.

– Baixa caloria

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um alimento considerado de baixo valor calórico deve ter no máximo 40 kcal (170 kJ) por 100g/ml da porção. Os leites vegetais do bem são considerados de baixo valor calórico, dentro da especificação da ANVISA por apresentarem em torno de 28 kcal (leite de coco original) e 36 kcal (leite de coco baunilha).

– Sem corantes e conservantes artificiais

Os corantes e conservantes artificiais podem promover desequilíbrio no organismo e gerar respostas alérgicas.

– Substituto do leite de vaca

Pode ser uma opção ao leite de vaca, concentrando nutrientes em quantidades adequadas. O destaque é para o cálcio, que em uma porção de 200 ml, a bebida vegetal fornece 300 mg de cálcio (Fosfato Tricálcico), valor semelhante a um copo de leite de vaca (250 mg aproximadamente).

REFERÊNCIAS

VIJAYAKUMAR, V. et al. Diet enriched with fresh coconut decreases blood glucose levels and body weight in normal adults. Journal Of Complementary And Integrative Medicine. India, v. 20, p. 1-7. fev. 2018.

SETHI, Swati; TYAGI, S. K.; ANURAG, Rahul K.. Plant-based milk alternatives an emerging segment of functional beverages: a review. Association Of Food Scientists & Technologists. India, p. 3408-3423. set. 2016.

MÄKINEN, Outi Elina et al. Foods for Special Dietary Needs: Non-dairy Plant-based Milk Substitutes and Fermented Dairy-type Products. Critical Reviews In Food Science And Nutrition, London, v. 56, n. 3, p.339-349, 9 jan. 2015.

CARVALHO, M. R.C.G.C; COELHO, N.R.A. Leite de coco: aplicações funcionais e tecnológicas. Estudos, Goiânia, v. 36, n. 5/6, p. 851-865, maio/jun. 2009.